Acontece na UniGuairacá
Atuação do CAPS pauta debate na Guairacá
Por: admin
- 25/05/2015 18h33Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Mais um encontro do projeto de extensão ‘Debates e embates sobre a teoria e prática profissional no Serviço Social’ foi realizado na Faculdade Guairacá. Nesta edição, esteve presente Silvia Jurchaks, que atua como assistente social no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e Regiane Lopes, assistente social do CAPS II em Guarapuava, também egressa da Guairacá. Durante o evento elas esclareceram aos acadêmicos do curso sobre as ações desenvolvidas e o cotidiano do profissional nessa área de atuação.
O CAPS AD e o CAPS II atendem juntos cerca de 8 mil pacientes em Guarapuava, gratuitamente. O CAPS AD é um serviço específico de acompanhamento de pessoas com necessidades em decorrência do uso do álcool, crack e outras drogas. Já o CAPS II acolhe pessoas portadoras de transtornos mentais severos e persistentes.
Nas unidades são oferecidas diversas atividades, a fim de oferecer maiores condições de mudança de comportamento no paciente, além de uma melhora na qualidade de vida. Nesse processo, segundo a assistente social Silvia, o apoio da família também é fundamental. “Juntamente com o paciente, é feito um trabalho com a família, porque ela também adoece junto. Nós buscamos esclarecer dúvidas, anseios e oferecer o suporte que ela necessita”.
Durante sua fala, Regiane também abordou a perspectiva de trabalho nessa área, a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar, a responsabilidade com o usuário e os desafios encontrados. “A família espera a recuperação total do paciente e para eles 1% só não basta. Para nós, 1% é algo surpreendente, nós ficamos contentes com cada progresso”.
