Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Curso de extensão traz discussões interdisciplinares para os cursos de Pedagogia e Direito da UniGuairacá

Intitulado ‘Educação: um direito de todos’, tem como objetivo unir as duas áreas para promover discussões sobre o ECA.

Por: Poliana Kovalyk

- 21/10/2022 14h40

O Colegiado de Pedagogia e Direito da UniGuairacá Centro Universitário promoveram na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, um curso de extensão interdisciplinar sobre violência infantil. O evento, intitulado ‘Educação: um direito de todos’, teve como objetivo unir as duas áreas para promover discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolecente (ECA). Dessa forma, o curso contou com duas palestras relevantes sobre o tema.

Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, Bianca Garcia, por meio desse curso, os acadêmicos puderam compreender que este trabalho não é feito sozinho. “A importância é imensa, para aprender a trabalhar em rede, aprender que você não trabalha sozinho. Então, quando surgiu a ideia do projeto, eu pensei que poderia ser interdisciplinar e convidar o curso de Direito, para discutirmos essa relação do Direito com a Pedagogia, para eles terem essa formação integral, com pensamento interdisciplinar, que vivemos em comunidade e que um depende do outro”.

A primeira fala foi com o Juiz Dr. Luiz Carlos Matioli sobre ‘Como promover a proteção integral de crianças e adolescentes em meio ao caos e à desordem?’. Conforme o Dr. Luiz, essa discussão tem grande relevância na formação dos acadêmicos. “Hoje, os alunos poderão diferenciar-se do que já existe por aí. É ter um perfil mais humano, maior empatia com as pessoas. Por exemplo, para o público que vai advogar ou vai depois fazer concursos públicos, isso tem sim uma grande diferença. Para o público de advocacia, os clientes vão facilmente perceber maior qualidade do atendimento. E para o público de Pedagogia é essencial, porque o ambiente de educação é onde passam jovens, crianças e adolescentes a maior parte do dia”.

Já a segunda palestra foi com a psicóloga Débora Rickli Fiuza, que falou sobre a infância e a violência, explanando sobre os principais marcadores que contribuem para essa realidade bastante expressiva no Brasil. “Como é um tema muito complexo, nenhuma área dá conta de atender essa demanda sozinha. Essa interdisciplinaridade que, na prática, o profissional precisar ter para atender uma criança vítima de violência. Então que a gente já possa fazer isso na academia, pensando, estudando, entendendo melhor”.

Por fim, no segundo dia de evento, os acadêmicos de Pedagogia aprenderam sobre primeiros socorros com o Cabo Fábio Batista Lara, do Corpo de Bombeiros. Tema de muito importância para os alunos que serão futuros professores. Já os estudantes de Direito realizaram um estudo de caso com a professora Carla Marlana Rocha.