Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Docentes e discentes da UniGuairacá participam de lançamento oficial da campanha Novembro Vermelho

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Paraná.

10/11/2023 11h21

A Assembleia Legislativa do Paraná lançou oficialmente nesta quinta-feira, 09, a campanha Novembro Vermelho, com foco na conscientização e prevenção do câncer de boca no Estado. Acadêmicos e professores da UniGuairacá Centro Universitário estiveram presentes no evento.

A campanha é fruto da Lei Estadual nº 19.868/2019, que faz o alerta para a prevenção e combate à doença. Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) reforça as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. A Lei que criou a campanha é uma iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Após a legislação, novembro se tornou o mês dedicado a campanhas de conscientização, ações de orientação sobre o diagnóstico precoce e ao combate da doença, envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas. A previsão é de 15 mil novos casos ocorram no Brasil por ano, sendo 900 no Paraná. Tanto no país quanto no Estado a ocorrência é principalmente em homens – quase 700 casos. Para também chamar a atenção para o problema, o prédio da Assembleia está iluminado pela cor vermelha. A ação permanecerá até o dia 12.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano. Ele destacou a importância de se debater o problema dentro do Poder Legislativo. “Esta Lei é fundamental no sentido da prevenção. O câncer bucal é um dos mais graves no Paraná e, infelizmente, as ações preventivas ainda não vinham acontecendo. Por isso, esta legislação tem o objetivo de despertar a atenção da população e fazer com que os profissionais de saúde trabalhem preventivamente na orientação das pessoas. No mesmo sentido, nada melhor que realizar um evento desta magnitude para podermos fazer um debate consistente para elaborar ações ainda mais fortes em relação ao tema”, defendeu.

Durante o evento, Traiano anunciou a destinação de R$ 20 milhões dos recursos economizados pela Assembleia Legislativa para construção de nova unidade do hospital do Pequeno Príncipe. A destinação fará parte de uma parceria com o governo do Estado e a Itaipu Binacional, que vão destinar cada um o mesmo montante para as obras. "Com os recursos economizados pela Assembleia, estamos ajudando e contribuindo com as estruturas de saúde do Estado do Paraná”, afirmou. 

 

Prevenção

De acordo com a professora e cirurgiã-dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, nora do presidente da Assembleia e responsável por sugerir a iniciativa da Lei, o principal propósito da discussão é atingir a população, promovendo a orientação, e explicando a importância do cuidado. Ela lembrou que o câncer bucal é um problema de saúde pública, com morbidade e mortalidade grandes, sendo o oitavo tipo de câncer mais comum. “O objetivo do mês de novembro é chamar a atenção, levar informação e orientação em favor da prevenção. Um exemplo foi o dia D, realizado nas praças de nossos municípios para fomentar a curiosidade pela orientação. As cidades do Paraná estão prontas para receber e orientar a população sobre os fatores de risco, a necessidade de se fazer exames, além de ensinar o autoexame”, explicou.
 

Com fotos e informações da Assembleia Legislativa do Paraná