Acontece na UniGuairacá
Estudantes de Psicologia da UniGuairacá organizam evento em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Durante quatro dias, ocorrerão palestras e atividades voltadas para a garantia de direitos das pessoas em sofrimento mental.
Por: Poliana Kovalyk
- 17/05/2023 16h00Em uma ação em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o Centro Acadêmico Bock (CA), do curso de Psicologia da UniGuairacá, está realizando o Fórum de Saúde Mental. A atividade teve início na segunda-feira, 15, e encerra na quinta, 18.
A programação é extensa e completa. No primeiro dia de evento, segunda-feira, 15, tratou-se dos temas “Saúde Mental em Guarapuava” e “Manicômio institucionalizado”. Na terça, 16, segundo dia, foi exibido o documentário “Casa dos Esquecidos”. Além disso, a programação também prevê uma gincana, que acontece nesta quarta, 17, e o estudo de caso de “Maura Lopes Cançado”, na quinta, 18.
Veja também
De acordo com o Ministério da Saúde, a bandeira antimanicomial abrange todas as ações voltadas para a garantia de direitos das pessoas em sofrimento mental, bem como combater os tratamentos violentos e impositivos aplicados a elas. Por isso, o Fórum atua para formar profissionais mais capacitados para lidar com essas temáticas.
A atividade foi organizada pelo movimento estudantil de Psicologia, e contou com o apoio e mediação dos professores do Colegiado do curso. Natan Golemba de Oliveira, representante do CA, afirma que a autonomia dos estudantes para propor atividades é imprescindível para a formação profissional e política dos futuros psicólogos.
Apesar da recente criação, a organização estudantil tem sido muito atuante. “Mesmo sido crido em 2023, este ano o CA já começou a fazer a intermediação entre as salas e professores, organizamos um grupo de apoio de atenção ao suicídio, estamos em diálogo com alunos e professores, e agora está acontecendo o Fórum”, afirma Natan.