Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Fadiga e dispneia: principais queixas relatadas por pacientes pós-covid, por Michele da Matta

Pesquisa realizada pela professora Michele da Matta e apresentada para qualificação do Mestrado.

19/04/2023 08h50

O Coronavírus (COVID-19) é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, caracterizada como doença respiratória aguda, causando sequelas persistentes no sistema respiratório, acarretando redução do volume e capacidade pulmonar, dispneia em repouso ou na execução de atividades de vida diária, dificuldades na prática de exercícios, perda funcional, cansaço, fadiga. Embora os principais sintomas durante a doença Covid-19 sejam agudos e a maioria dos pacientes se recupere totalmente, uma parcela destes experimentam danos mais persistentes, permanecendo com uma condição inflamatória difusa e multissistêmica, com sequelas que podem impactar na funcionalidade.  

Diante disso, uma pesquisa epidemiológica foi desenvolvida com coleta de dados realizada em prontuários de indivíduos atendidos no setor de fisioterapia cardiorrespiratória da PoliClínica Guairacá, no ano de 2021. Os atendimentos foram realizados por acadêmicos do curso de Fisioterapia, supervisionados pela professora Michele da Matta. 

Dados preliminares da pesquisa mostram a procura maior de atendimentos de fisioterapia respiratória por mulheres, com idade média de 56,75 ± 14,31 anos. Os meses com maior procura por atendimentos foram junho (24 pacientes), agosto (16 pacientes) e julho (12 pacientes) de 2021 e a queixa principal dos indivíduos que procuraram atendimento foi a dispneia e a fadiga.

Essa pesquisa realizada na instituição possibilita traçar um perfil da maior necessidade de tratamento de pacientes Pós-covid, contribuindo para o processo de reabilitação. 

 

*Pesquisa realizada pela professora Michele da Matta e apresentada para qualificação do Mestrado no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Comunitário da UNICENTRO-PR.