Acontece na UniGuairacá
O tradicional Panetone: História e versatilidade, por Elisandro Maceno
A história e mitos da tradicional refeição de Natal.
Por: Poliana Kovalyk
- 01/11/2023 07h30O panetone é uma iguaria tradicional consumida na época do Natal, sendo pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas), aroma de baunilha. Sua característica é maciez resultado do seu processo (processos diretos ou fermentação natural) e dos ingredientes enriquecedores.
Sua origem é um mistério. Várias lendas sobre sua origem, sendo que o Panetone tem origem em Milão, na Itália.
Conforme uma das lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). Esse padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).
Outra história, o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, próximo do Natal. Relata que o Natal era uma grande festa comemorada com grandes banquetes. Certa vez em um dos Natais, a sobremesa que havia sido preparada acabou queimando ao ser assada. Assim, um empregado da cozinha, chamado Antônio, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes, que pretendia levar para sua casa. Sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte.
Veja também
- Câmpus Irati: abertura de teste seletivo para admissão de professores não titulares
- Conquista UniGuairacá: professora Syndel Souza defende Doutorado na área Interdisciplinar
- Mundo do Futsal Exp: atleta do futsal feminino da UniGuairacá recebe prêmio no maior evento de futsal mundial
- Slim Day: Guairacá Aviation recebe visita de fabricante de aeronaves
De acordo com a lenda, a sobremesa foi tão apreciada que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. Antônio, chamado para responder à pergunta de Ludovico, disse que a sobremesa não tinha nome. Ludovico resolveu chamar de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.
Por ser uma massa versátil e bem estruturada, o panetone é possível fazer variações agregando (além do chocolate, frutas cristalizadas e uvas passas) amêndoas, nozes, pistache, damasco, mel, rum, doce de leite, fondant entre outros. Entre essas variações, podemos destacar: Stollen, Amsterdã, Rosca natalina, Pandoro, Panetone de sorvete, Massas semi - folhadas recheadas, Panetone trufado, Panetone Talento, etc.
Com a proximidade do Natal e suas festividades, o Panetone tradicional, Panetone de Chocolate e variações é uma ótima iguaria para ser servida na ceia e também para presentear amigos e familiares.