Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Odontologia da UniGuairacá marca presença em congresso nacional de radiologia

A participação em eventos como a JABRO promove não só a capacitação acadêmica, mas enriquece o aprendizado e fortalece a rede de colaboração científica.

Por: Poliana Kovalyk

- 25/11/2024 15h43

A acadêmica Mariana Toledo e a professora Ana Paula Traiano, do Colegiado de Odontologia da UniGuairacá Centro Universitário, marcaram presença na 24ª Edição da JABRO (Jornada da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem), que ocorreu entre os dias 13 e 15 de novembro em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Na ocasião, Mariana apresentou um estudo sobre a Síndrome de Gorlin-Goltz, realizado em colaboração com os acadêmicos Gabriel Dilger e Amanda Stasiv. “Durante o atendimento a um paciente, acompanhado no Hospital do Câncer pela Dra. Gabrielle Martins, foram identificadas lesões extensas na maxila e mandíbula, características típicas dessa síndrome. A análise tomográfica, realizada com templates e interpretada pelo Dr. João Vitor Fiorentin, sugeriu a presença de queratocistos odontogênicos, uma manifestação comum da doença”, contou a estudante. Para ela, o estudo trouxe grandes contribuições. “A identificação precoce dessas lesões, por meio das imagens e do exame clínico, é crucial para o manejo adequado do paciente, destacando a importância do diagnóstico precoce e da atuação conjunta entre os profissionais da área odontológica”, destacou.

A participação em eventos como a JABRO promove não só a capacitação acadêmica, mas enriquece o aprendizado e fortalece a rede de colaboração científica, conforme apontou Mariana. “Participar do congresso de radiologia foi uma experiência incrível. A palestra que mais me cativou foi aquela que explorou a estreita relação entre radiologia e patologia, demonstrando como essas áreas colaboram para um diagnóstico final eficaz de diversas lesões. Ademais, a troca de experiências com outros estudantes e profissionais foi fundamental para compreender os desafios e a rotina de cada um”.