Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

UniGuairacá sedia treinamento para multiplicadores do programa Informação Salva Vidas

O encontro discutiu sobre o fenômeno do suicídio, com dados epidemiológicos de prevenção, fatores de risco e proteção.

Por: Poliana Kovalyk

- 27/03/2023 10h00

Ter mecanismos e estratégias para lidar com as várias situações que a vida nos impõe é uma forma de evitar doenças e conquistar dia a dia uma melhor qualidade de vida. É nesse sentido que o Informação Salva Vidas opera em Guarapuava. Através da conscientização, muitas vidas são salvas.

Na tarde de sexta-feira, 24, os membros do programa se reuniram para mais uma capacitação na UniGuairacá Centro Universitário. A instituição é parceira da iniciativa. O propósito do encontro foi para formação de multiplicadores, para que eles sejam capazes de transmitir essa fala da importância de se atentar e cuidar da saúde mental. 

A formação não acontece sem informação, e a respeito disso, a professora do Departamento de Enfermagem da Unicentro, Marília Daniela Machado, enfatizou. “Falamos aqui sobre o fenômeno do suicídio, trazendo dados epidemiológicos de prevenção, fatores de risco e proteção, para capacitar essas pessoas que não são da área, para que possam falar a respeito e levar essas informações para a comunidade em geral”.

A terapeuta e uma das responsáveis pela área da comunicação do grupo Informação Salva Vidas, Jana Gomes, falou a respeito da expansão dessa iniciativa que, de projeto agora vira programa, atingindo mais localidades e mais pessoas. “Ano passado nossa ação englobava apenas a UBS Concórdia no bairro Boqueirão, e agora, em função dos novos dados obtidos pelas novas atualizações da Secretaria de Saúde, iremos abranger mais dois bairros”. O objetivo, segundo Jana, é levar informação sobre prevenção ao suicídio todos os meses do ano, e não só no setembro amarelo.