Acontece na UniGuairacá
Aluna do Mestrado da UniGuairacá desenvolve ação de educação em saúde bucal na África
O projeto teve como objetivo ensinar crianças a importância da higiene bucal e como manter uma saúde oral adequada.
Por: Poliana Kovalyk
- 16/10/2023 15h35Durante o projeto voluntário à Manhiça, Moçambique, na África, Daniela Prestes Virmond desenvolveu uma importante ação de educação em saúde bucal.
O projeto faz parte de sua pesquisa no Mestrado Profissional em Promoção da Saúde da UniGuairacá Centro Universitário, e teve como objetivo ensinar crianças a importância da higiene bucal e como manter uma saúde oral adequada. “Elas ganharam escovas, pastas de dente, mas não sabiam ao certo como usar e nem tinham noção da importância. Meu trabalho foi de conscientização”.
Seu trabalho foi baseado em uma técnica chamada ‘Teatro do Oprimido’, desenvolvida por Augusto Boal, diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Ele acreditava que as artes cênicas funcionam como meio de transformação subjetiva do ser humano e transformação objetiva da sociedade.
O projeto da aluna em Moçambique em foi dividido em quatro etapas:
- Desenvolvimento da confiança: nesta fase, as atividades lúdicas ajudam as crianças a se soltarem e se familiarizarem com seus corpos, superando limitações e inibições.
- Comunicação não verbal: a segunda etapa foca na comunicação não verbal, usando jogos com sons de animais e jogos da memória para mostrar que a comunicação vai além das palavras.
- Educação odontológica: nesta fase, dentistas explicam o uso correto de escovas e pastas de dente, bem como as consequências da má higiene bucal.
- Teatro de conscientização: na última etapa, as crianças encenam situações com problemas relacionados à saúde bucal, incentivando o diálogo e a conscientização.
O projeto de Daniela foi dividido em duas partes e foi aplicado em duas escolas. Ela ficou impressionada com a interação das crianças e envolvimento dos professores. “Conclui a atividade muito satisfeita. Quando perguntávamos o que estava acontecendo ali, elas queriam mostrar as escovas e as pastas de dentes, e explicar para que serviam. E o que me deixou muito contente foi o interesse dos professores, em querer saber como replicar as atividades”.