Acontece na UniGuairacá
Atuação do Serviço Social junto ao NEDDIJ, por Silvana Carneiro
Por: admin
- 07/08/2017 20h54O Serviço Social tem a sua prática profissional pautada pelos Princípios Fundamentais do Código de Ética art. V, segundo um “[…] posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática” (CFESS, 2011, p. 23). Na área de direitos da infância e da juventude, o Serviço Social integra estratégias de atendimento a crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados ou que os tenha em risco de violação, regido pela Constituição Federal de 1988, pela Lei n. 8.069/90, pela Declaração Universal dos Direitos da Criança e pela Doutrina de Proteção Integral da Organização das Nações Unidas.
O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), conveniado junto à Unicentro, atende a ampla região geográfica do Paraná compreendida pela Comarca de Guarapuava (incluindo os municípios de Guarapuava, Candói, Foz do Jordão, Campina do Simão e Turvo). Cobre, portanto, uma população de aproximadamente 220 mil habitantes, dos quais parte significativa vive em situação de vulnerabilidade social, com a seguinte composição demográfica quanto a crianças e adolescentes:
Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Fonte: Censo demográfico de 2010. Disponível em ibge.org.br.
Por determinação do seu Código de Ética, o Serviço Social cumpre a função de atuar em organizações multidisciplinares analisando situações de natureza social e empreendendo avaliações, planejamento e execução de políticas públicas e de programas sociais que visem o bem-estar coletivo e a integração cidadã segundo o mote da defesa de direitos.
Por meio de redes intersetoriais e em grupos multidisciplinares, os profissionais que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes desenvolvem o planejamento, as intervenções e as avaliações subsidiados por informações referentes às condições materiais de vida e de relações sociais dos atendidos e por fundamentos e técnicas profissionais variadas que se complementam na ação coletiva e se constituem como ocasião de aprendizagem para novos profissionais.
Silvana Carneiro da Silva
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Guairacá
Especialista em Seguridade Social pela Faculdade Guairacá
Especialista em Regulação do SUS pelo Hospital Sírio Libanês
Atua como supervisora pedagógica de Serviço Social no NEDDIJ
