Acontece na UniGuairacá
Guairacá apoia campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher
A Faculdade Guairacá apoia a campanha Agosto Lilás, que reforça o combate à violência contra mulheres.
Por: admin
- 21/08/2018 18h23Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nessa terça-feira, 21, as mulheres que passaram em frente à Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus Santa Cruz – puderam receber orientação jurídica, atendimento psicológico e social, tudo de forma gratuita. As ações fazem parte do Ônibus Lilás. O veículo percorre o Estado com o propósito de proteção e atendimento às mulheres.
A iniciativa em Guarapuava faz parte da mobilização da Direção do Campus Santa Cruz, em conjunto com outras entidades locais, na execução de ações e serviços de combate à violência contra mulher. A Faculdade Guairacá é uma das apoiadoras dessa importante causa. Ao longo do dia, acadêmicos da instituição disponibilizaram diversos serviços na área da saúde à população.
Atendimento itinerante à mulher em situação de violência
Muitas mulheres são vítimas de violência e sofrem caladas, seja por vergonha, por medo e também por morarem em regiões afastadas e não saberem onde pedir ajuda. Por isso, as Unidades Móveis – Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência – foram criadas, conforme apontou Luis Carlos da Silva, assessor de gabinete e condutor técnico da unidade. “O objetivo é levar para as mulheres vítimas de violência a política pública de enfrentamento e proteção que é dada pelo Estado e pelo município”.
Desde 2015, duas Unidades Móveis percorrem o Paraná e levam os serviços da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social principalmente às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Nos locais, elas recebem atendimento personalizado e informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos.
De acordo com Luis Carlos, nessa semana o Ônibus Lilás ainda passará por Cantagalo, Goioxim e Candói. “Hoje nós temos 159 municípios atendidos pela unidade Lilás e a agenda está completa até final de novembro”, finalizou.
