Acontece na UniGuairacá
Palestra sobre formação docente abre Semana Integrada das Licenciaturas na Guairacá
Para a abertura da Semana Integrada das Licenciaturas, a instituição recebeu a Prof. Dra. Elsa Midori Shimazaki, da Universidade Estadual de Maringá.
Por: admin
- 21/05/2019 13h57Veja também
- Egressa de Odontologia da UniGuairacá recebe Prêmio Whiteness de Incentivo à Pesquisa em Clareamento
- Inscrições abertas para o 4º Encontro de Promoção da Saúde da UniGuairacá
- Inscrições abertas para Curso de Extensão em Cirurgia Oral Menor da UniGuairacá
- Inscrições abertas para a 8ª Semana Integrada da Gestão e Tecnologia: Inovação e Sustentabilidade
Nesta segunda-feira, 20, teve início a Semana Integrada das Licenciaturas na Faculdade Guairacá. O evento traz reflexões sobre educação, formação e trabalho docente.
De acordo com uma das organizadoras, professora Bianca Raquel Garcia Pereira, durante o evento serão abordados de forma diversificada assuntos referentes à formação e atualização do profissional, proporcionando, dessa forma, uma ampliação dos horizontes para o exercício da profissão. “Possibilita ainda, o contato e integração dos alunos de diferentes áreas para discussão e reflexão sobre sua formação, as diferenças, dificuldades e possibilidades, exercitando e refletindo sobre a necessidade de interdisciplinaridade”, completou.
Para a abertura, a instituição teve a honra de receber a Prof. Dra. Elsa Midori Shimazaki, da Universidade Estadual de Maringá, que proferiu a palestra ‘Formação docente: um desafio que se renova’.
A palestrante apontou que, na atualidade, inúmeras são as pesquisas que demonstram a precariedade da preparação profissional do educador. Dentre os problemas detectados estão: o esvaziamento dos conteúdos, a descaracterização da identidade do curso de formação de professores, o ensino superficial dos vários aspectos da educação, ausência de interdisciplinaridade, distanciamento da realidade do ensino fundamental e médio, fragmentação da formação, além da utilização de livros didáticos que transmitem conhecimentos pouco científicos favorecedores da mecanização do ensino. Para ela, é preciso discutir sobre o assunto. “São vários fatores que interferem na aprendizagem. Nós temos hoje um índice muito grande de fracasso escolar e um dos motivos é a formação do professor. Como compete às instituições de ensino superior a formação desse profissional, temos que discutir e pesquisar muito”.
A Semana Integrada das Licenciaturas segue até sexta-feira, 24.
