Acontece na UniGuairacá

42 99102-2239 Frequentes na Uniguairacá

Qualidade e humanização: PoliClínica Guairacá traz novo olhar sobre os atendimentos fisioterapêuticos

A área da fisioterapia da UniGuairacá é respeitada em toda a região pela sua forte contribuição com a comunidade.

07/07/2021 14h17

A área da fisioterapia da UniGuairacá Centro Universitário é consolidada e respeitada em toda a região, principalmente pela sua forte contribuição com a comunidade. Por meio da PoliClínica Guairacá, são oferecidos atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia e reumatologia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, cardiopulmonar, hidroterapia, urologia, oncologia e pilates.

São quase duas décadas de tradição na área da saúde e a melhor estrutura da região. A PoliClínica Guairacá foi criada com o compromisso social de somar com o sistema de saúde do município, e também, com as cidades que fazem parte da 5ª Regional de Saúde do Estado. A média de atendimentos chega a 35 mil pacientes por ano só na área da fisioterapia, muitos deles sem nenhum custo à população. 

Leonardo Antonio Monteiro, de 22 anos, é jogador de futsal e iniciou seu tratamento essa semana. No último jogo que participou ele sofreu uma lesão muscular na coxa e logo foi encaminhado para o centro de atendimento da UniGuairacá, referência no tratamento esportivo. “Dependendo do movimento sinto muita dor. Só tenho a agradecer e parabenizar os excelentes profissionais que me atendem”.

A PoliClínica Guairacá também possui finalidade acadêmica, à medida que proporciona aos alunos da UniGuairacá atividades práticas que contribuem na sua formação. Paula Renata Laroca é fisioterapeuta formada na instituição. Atualmente, é residente do Programa de Reabilitação do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. A egressa destacou a riqueza da sua formação. “Amo a profissão que escolhi e a cada dia que passa fico mais convicta dessa escolha. É gratificante poder reabilitar e dar mais esperança e qualidade de vida a quem tanto precisa. A UniGuairacá foi de extrema importância na minha escolha e ingresso no programa de residência”. 

Fisioterapia aquática
Outra área de destaque no local é a fisioterapia aquática. Essa é uma especialidade muito importante, principalmente pela sua abrangência. Atende desde bebês com atraso de desenvolvimento motor e problemas ortopédicos, até a terceira idade. Pessoas com diferentes patologias, como traumato ortopédica, reumatológica, pulmonar, cardíaco e neurológico também demandam boa parcela dos casos encaminhados.

De acordo com a professora Franciele Amaral, que supervisiona as atividades da especialidade, os benefícios para os pacientes são muitos, principalmente para aqueles que possuem fraqueza muscular fora do ambiente aquático. “A fisioterapia aquática vem complementar outras especialidades, trabalhando com exercícios que no ambiente seco os pacientes apresentam mais dificuldade. Com o acompanhamento, eles relatam diminuição de dor, diminuição do uso de analgésicos, além de melhora na funcionalidade no dia a dia”.

A estrutura oferecida na PoliClínica Guairacá para a especialidade é privilegiada. “Esse é um ambiente lúdico, podemos usar música, além do mais, foge daquele aspecto de clínica e permite certa sociabilidade. A impressão é que não se trata de um tratamento de saúde”. De acordo com a professora Franciele, o aquecimento da piscina também acaba influenciando nos resultados. “Usamos a água como um instrumento para fortalecer. Isso contribui na diminuição da dor e no relaxamento muscular”. O espaço possui acessibilidade para receber a todos, inclusive aqueles que possuem alguma limitação de locomoção.

 

Serviço
Além dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), também são aceitos convênios e realizado atendimento particular com profissionais autônomos. Interessados nos serviços de saúde oferecidos pela PoliClínica Guairacá podem agendar atendimento pelo telefone (42) 3035-0268 ou (42) 99116-9413.